Valinhos: fiscalização sindical na UPA é barrada e caso vai parar na polícia

21 de junho de 2026

A Secretaria da Saúde de Valinhos está no centro de uma polêmica após impedir uma fiscalização sindical na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, episódio que acabou se transformando em caso policial.

De acordo com informações divulgadas, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Valinhos estiveram na UPA na última quinta-feira (19) com o objetivo de realizar uma vistoria nas condições de trabalho dos funcionários, estrutura física da unidade e possíveis irregularidades no atendimento. No entanto, a entrada da equipe foi barrada após orientação da Secretaria da Saúde.

Segundo o sindicato, os representantes foram inicialmente recebidos por funcionários da recepção e, em seguida, encaminhados à direção da unidade, momento em que foram informados sobre a proibição da fiscalização. A entidade afirma que a negativa partiu da gestão municipal e que a visita fazia parte de uma atividade regular de acompanhamento das condições de trabalho dos servidores.

Diante da situação, o sindicato registrou boletim de ocorrência, alegando impedimento no exercício de sua função fiscalizatória. O caso gerou repercussão e foi levado às autoridades policiais para apuração.

A Prefeitura de Valinhos ainda não detalhou publicamente os motivos da decisão até o momento da divulgação do caso.

Compartilhe