Santa Casa pede rescisão e gestão do SAMU de Bragança Paulista pode mudar

28 de junho de 2026

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional de Bragança Paulista enfrenta uma possível mudança em sua gestão após a Santa Casa de Misericórdia do município solicitar a rescisão do contrato responsável pela administração do serviço.

A situação foi discutida durante reunião da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, realizada na quarta-feira (24), que contou com a presença de representantes da direção da Santa Casa. O encontro teve como objetivo esclarecer o funcionamento dos serviços de saúde geridos pela entidade no município.

Segundo o diretor executivo da Santa Casa, Francisco Carlos dos Santos, o pedido de encerramento do contrato foi motivado por questões administrativas internas. Ele explicou que o modelo de funcionamento do SAMU não estaria alinhado com os setores de Recursos Humanos e Jurídico da instituição, o que teria levado à decisão de solicitar a rescisão.

A Santa Casa assumiu a gestão do SAMU Regional Bragança em junho de 2025, substituindo a Organização Social Beneficência Hospitalar de Cesário Lange. Na mesma ocasião, a entidade também passou a administrar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Davi e o Pronto Atendimento Bom Jesus.

Apesar da possível mudança na gestão do SAMU, não foram discutidas alterações em relação à administração da UPA Vila Davi e do Pronto Atendimento Bom Jesus durante a reunião da Comissão de Saúde do Legislativo.

Com a solicitação de rescisão, a Prefeitura de Bragança Paulista deverá avaliar os próximos passos para garantir a continuidade do atendimento de urgência e emergência. Entre as alternativas, estão a realização de uma nova licitação para contratação de uma organização social ou a celebração de um novo convênio com outra entidade para assumir a gestão do serviço.

Compartilhe