Junho Violeta promove ação de valorização da pessoa idosa em Cajamar

26 de junho de 2026

Durante o encontro, os participantes acompanharam apresentações culturais preparadas pelos próprios idosos atendidos pelo serviço, em um momento de integração e valorização das habilidades e talentos desenvolvidos nas atividades do núcleo. A programação também incluiu dinâmicas de convivência, que estimularam a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os participantes.

Um dos destaques da ação foi a realização de uma palestra educativa, que abordou os direitos da pessoa idosa, as diferentes formas de violência que podem atingir esse público e a importância da denúncia em casos de abuso, negligência ou violação de direitos. A atividade reforçou a necessidade de atenção da sociedade para situações muitas vezes silenciosas, mas que afetam diretamente a dignidade e a qualidade de vida dos idosos.

A campanha Junho Violeta tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o respeito e a proteção da pessoa idosa, destacando a importância de políticas públicas e ações preventivas que garantam envelhecimento com dignidade, segurança e inclusão social. Em Cajamar, o trabalho é desenvolvido de forma contínua por meio de equipamentos como o NIC e outros serviços da assistência social.

A iniciativa reforça ainda o compromisso do município com a promoção do envelhecimento ativo, incentivando a participação dos idosos em atividades culturais, educativas e de convivência, além de fortalecer a rede de proteção social voltada a esse público.

Compartilhe