Operação apreende mais de 25 mil cigarros eletrônicos.

25 de junho de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal realizaram uma grande ação de fiscalização que resultou na apreensão de mais de 25 mil cigarros eletrônicos em todo o Brasil. A operação, chamada “Rede de Fumaça”, foi deflagrada na última terça-feira (23) com o objetivo de combater a produção, o transporte e a comercialização ilegal desses produtos.

Além dos dispositivos eletrônicos para fumar, também foram apreendidos cerca de 107 mil maços de cigarros convencionais contrabandeados, evidenciando a atuação de redes criminosas no mercado ilegal de tabaco e derivados.

Em nota, a Anvisa reforçou que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como cigarros eletrônicos, representam sérios riscos à saúde da população. Segundo o órgão, esses produtos não têm autorização para comercialização no Brasil e sua venda é proibida pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855/2024.

A agência também destacou preocupação especial com o público jovem, que tem sido o principal alvo de fabricantes, importadores e distribuidores desses dispositivos. O uso precoce e a facilidade de acesso são apontados como fatores que agravam os riscos à saúde e contribuem para a dependência de nicotina.

As autoridades reforçam que ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas para coibir o comércio ilegal e proteger a saúde pública em todo o país.

Destaques

Mail Icon

receba notícias