Várzea Paulista apresenta projeto do maior panetone do mundo

2 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Várzea Paulista, em colaboração com a Romanato Alimentos, lançou oficialmente o projeto do maior panetone do mundo. A proposta tem como objetivo superar o recorde atual, que pertence à cidade de Milão, na Itália, registrado pelo Guinness World Records em 2018.

Durante o evento de apresentação, foi exibido o protótipo da forma que será utilizada para assar o panetone gigante, que terá cerca de 350 quilos, 1,5 metro de altura e 1,25 metro de diâmetro. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer o turismo de negócios na cidade, promovendo sua imagem como polo produtivo e criativo do setor alimentício.

Contexto do recorde mundial

O recorde vigente foi estabelecido em Milão, em 2018, com um panetone de 332,2 quilos, 1,5 metro de altura e 1,15 metro de diâmetro. A produção foi liderada pelo Maître Chocolatier Davide Comaschi e sua equipe, após 100 horas de preparo minucioso. Anteriormente, em 2009, o Brasil realizou uma tentativa no Paraná com um panetone de 330 quilos, mas essa façanha não foi validada oficialmente pelo Guinness World Records.

Projeções para turismo e economia local

Além de buscar a quebra do recorde, o projeto tem um propósito estratégico para impulsionar o turismo de negócios em Várzea Paulista. Segundo o gestor executivo de Cultura e Turismo, Willian Paixão, produzir o maior panetone do mundo é muito mais do que um recorde. “É uma oportunidade para colocar Várzea Paulista no mapa do turismo de negócios, atrair visitantes, imprensa e investidores, além de reforçar a tradição italiana presente na cidade e a atuação da Romanato na economia local”, revelou.

O panetone gigante simboliza a forte ligação cultural da região com a tradição italiana e demonstra o potencial da cidade em sediar eventos e iniciativas que promovem o desenvolvimento econômico, geram empregos e aumentam sua visibilidade nacional e internacional.

Próximas etapas do projeto

Com o protótipo apresentado, a Prefeitura inicia a fase de desenvolvimento técnico em conjunto com especialistas, parceiros do setor produtivo e a Romanato Alimentos. O planejamento envolve a produção do panetone e sua divulgação em um evento oficial que deve chamar a atenção de todo o país e, possivelmente, do exterior, consolidando Várzea Paulista como referência no segmento.

Compartilhe