Sabesp vai reduzir pressão da água nas torneiras em toda a região metropolitana de SP
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou nesta quarta-feira (27) a redução da pressão da água durante o período noturno em toda a Região Metropolitana de São Paulo. A medida ocorre em meio à baixa ocorrência de chuvas e tem como objetivo preservar os níveis dos reservatórios.
A redução da pressão, que pode causar falta de abastecimento em locais mais altos e distantes, acontecerá à noite e na madrugada, das 21h às 5h, não ultrapassando 8 horas de operação.
Segundo a Sabesp, a ação visa reduzir o volume de perdas por vazamentos nas tubulações subterrâneas. A estimativa é de que a economia chegue a 4 mil litros por segundo. Ainda de acordo com a empresa, o impacto para a população deve ser mínimo, especialmente em residências com caixa-d’água, já que o abastecimento durante o dia seguirá normalmente.
Nível dos reservatórios preocupa
Com 38% da capacidade total, os sete reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo apresentam o menor índice para o período desde a crise hídrica de 2015, quando registraram 11,4%, segundo a própria Sabesp. Caso esse volume caia abaixo de 30%, a região entrará em estágio crítico, conforme previsto no Protocolo de Escassez Hídrica.
O Sistema Cantareira, que atende cidades como Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, passou de 35,7% para 35,5%.
Além da redução da pressão, o governo estadual lançará uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água. Entre as orientações estão:
-
Consertar vazamentos;
-
Utilizar chuveiros mais eficientes;
-
Acionar máquinas de lavar apenas com carga completa.