Polícia cumpre mandados em Caieiras em megaoperação contra o tráfico

25 de setembro de 2025

Na manhã desta terça-feira (23), Caieiras foi um dos alvos de uma grande operação coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que tem como foco o combate a uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação ocorreu simultaneamente em outros municípios paulistas e em mais quatro estados: Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão, com mandados executados em diversas localidades, incluindo Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande, a capital paulista e Caieiras. O número exato de mandados na cidade ainda não foi divulgado, mas a operação mobilizou equipes especializadas, incluindo o Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar.

A investigação, iniciada em fevereiro de 2021, teve como ponto de partida a apreensão de 458 quilos de cocaína escondidos em uma carga de quartzo no Porto de Vila do Conde, no Pará. A droga tinha como destino final o Porto de Rotterdam, na Holanda, o que evidenciou o caráter internacional da quadrilha.

Durante o inquérito, a polícia identificou uma complexa estrutura logística utilizada pela organização criminosa, com ramificações em várias cidades — entre elas, Caieiras. Também foram descobertos esquemas de lavagem de dinheiro que envolviam empresas de fachada e estabelecimentos comerciais, como restaurantes.

A megaoperação também resultou na prisão de Alexandre Constantino Furtado, presidente da escola de samba Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, suspeito de envolvimento direto com o grupo criminoso.

Compartilhe