PLACA ADULTERADA
Um homem foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira (25) após ser flagrado circulando com um veículo de placas adulteradas em Bragança Paulista. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o motorista alterou um dos números da placa do automóvel para evitar o pagamento da Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo da cidade.
A ocorrência foi registrada por volta das 14h08, na Avenida José Gomes da Rocha Leal. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio do sistema de monitoramento da Zona Azul, identificaram inconsistências na identificação de um veículo estacionado na via e acionaram equipes da Guarda Civil Municipal para averiguação.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o Volkswagen Gol estava com as duas placas adulteradas. O número original terminava em 59, mas havia sido modificado para 58 com a utilização de fita isolante sobre um dos caracteres, alterando a leitura da placa pelos equipamentos de fiscalização eletrônica.
Enquanto a inspeção era realizada, o proprietário do veículo compareceu ao local e assumiu ser o responsável pela alteração. De acordo com o registro da ocorrência, ele afirmou trabalhar em uma oficina nas proximidades e confessou que adulterou a placa para não precisar pagar pelo estacionamento rotativo. O motorista também admitiu que sabia que a prática configurava crime.
Diante da confirmação da fraude, o veículo foi autuado e removido ao pátio credenciado. O condutor foi encaminhado ao Plantão Policial, onde o delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Após os procedimentos, o homem permaneceu preso e ficou à disposição da Justiça, aguardando a realização da audiência de custódia. O caso reforça a atuação integrada entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Guarda Civil Municipal no combate a fraudes relacionadas ao sistema de estacionamento rotativo da cidade.


