Operação da Polícia Federal em Cajamar

Operção da Polícia Federal contra o tráfico internacional de drogas prende dois em Cajamar

23 de julho de 2025

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Odysseus, que desarticulou uma quadrilha envolvida no tráfico internacional de cocaína. Em Cajamar, dois suspeitos foram presos durante o cumprimento de mandados judiciais.

A operação mobilizou cerca de 50 agentes federais, que cumpriram seis mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo. Além de Cajamar, as ações aconteceram em cidades como Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Anápolis (GO), Goiânia (GO) e Vila Velha (ES).

As investigações começaram em fevereiro deste ano, quando um casal foi preso em flagrante no Aeroporto de Viracopos tentando embarcar para Paris com 10 quilos de cocaína escondidos em fundos falsos das malas. A partir daí, a PF descobriu uma estrutura criminosa que atuava no Brasil e na Europa, com ramificações em países como França, Bélgica e Portugal.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo utilizava voos comerciais para enviar drogas ao exterior e contava com empresas para lavar o dinheiro obtido com o tráfico. A justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 10 milhões em contas bancárias, além do sequestro de veículos de luxo e a apreensão de um helicóptero avaliado em mais de R$ 2 milhões, adquirido com dinheiro do tráfico.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 45 anos de prisão.

Compartilhe