Confirmado 1º caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil
O Ministério da Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. O foco foi identificado em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), na quinta-feira (15), e anunciado na manhã desta sexta (16).
Segundo o governo, não há risco no consumo de carne de frango ou ovos. A transmissão para humanos é considerada rara e, quando ocorre, geralmente afeta trabalhadores com contato direto com aves doentes.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias em Montenegro. As exportações de aves a partir do Rio Grande do Sul foram suspensas.
A granja foi isolada e todas as aves foram sacrificadas para conter o avanço da doença. Uma investigação será conduzida num raio de 10 km da propriedade para identificar possíveis novos focos.
Além disso, a morte repentina de cisnes e patos no Zoológico de Sapucaia do Sul também é tratada como suspeita de gripe aviária. O local está fechado, e amostras foram encaminhadas para análise.
A confirmação do caso foi enviada à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e aos parceiros comerciais do Brasil. Até agora, os registros anteriores de gripe aviária no país envolviam apenas aves silvestres.