Caos no metrô: Trem da Linha 4-Amarela descarrila e interrompe parcialmente a circulação em São Paulo

9 de setembro de 2025

Um trem com passageiros da Linha 4-Amarela do Metrô descarrilou na manhã desta terça-feira (9), na região da estação São Paulo–Morumbi, Zona Oeste da capital. A ocorrência provocou a interrupção parcial do serviço e gerou transtornos aos usuários.

Por volta de 10h, os trens passaram a circular com operação parcial, apenas no trecho entre as estações Luz e Paulista. O trajeto entre Paulista e Vila Sônia foi feito por ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese). Centenas de pessoas aguardavam nas filas.

Por volta de 11h20, a circulação de trens passou a ser feita entre Luz e São Paulo-Morumbi. Apenas o trecho Morumbi-Vila Sônia seguia interrompido, feito por ônibus.

Segundo a ViaQuatro, responsável pela linha, o trem circulava entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, no sentido Luz, quando saiu dos trilhos, por volta das 10h. Os passageiros foram retirados da composição e receberam atendimento de agentes. Oficialmente, no entanto, a empresa diz que não há registro de feridos.

A Linha 4-Amarela é considerada a mais moderna do Brasil por causa de suas inovações tecnológicas. Seus trens não têm cabines e circulam no sistema driverless, ou seja, sem condutor. A operação é feita remotamente, a partir de um Centro de Controle Operacional.

O número de viagens, o tempo de abertura das portas e até a inclusão de mais trens na linha é feito à distância, de acordo com a demanda de passageiros.

A Linha 4-Amarela também foi a primeira do país a ter em todas as estações divisórias de vidro que separam a plataforma dos trilhos, impedindo o acesso dos usuários à via.

Compartilhe