Escolas cívico-militar em Caieiras e Mairiporã
Caieiras e Mairiporã terão escolas no modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025
As escolas estaduais Albino Fiore, em Caieiras, e Arthur Weingrill, em Mairiporã, estão entre as 100 unidades de ensino de São Paulo que passarão a adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. A confirmação foi publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado.
A medida faz parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), coordenado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e tem como meta beneficiar cerca de 50 mil estudantes em 89 municípios. O foco do programa são cidades com indicadores de vulnerabilidade social e desempenho educacional abaixo da média. Segundo a Seduc, 80 municípios selecionados têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média estadual, e 37 estão abaixo da média nacional.
Em Caieiras e Mairiporã, a escolha das escolas envolveu a participação das comunidades escolares, por meio de consultas públicas. A adesão só foi confirmada após aprovação de, no mínimo, 50% mais um dos votos válidos. Ao todo, mais de 106 mil pessoas participaram da votação em todo o estado, com 87% dos votos favoráveis à implantação do novo modelo.
Como 132 escolas chegaram à etapa final do processo seletivo, a secretaria utilizou critérios técnicos para definir as 100 contempladas. Foram considerados o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), o desempenho no IDESP e a distribuição geográfica — garantindo ao menos uma escola por município.
As unidades selecionadas manterão o Currículo Paulista e contarão com o apoio de monitores civis e militares. A seleção desses profissionais será feita por meio de um processo conduzido pela Seduc-SP, com apoio da Secretaria da Segurança Pública, responsável pela checagem de antecedentes dos candidatos.
Destaques
news via inbox
Nulla turp dis cursus. Integer liberos euismod pretium faucibua