Bragança Paulista reúne 7 mil pessoas em comemoração ao Dia da Independência do Brasil
A cidade de Bragança Paulista celebrou o Dia da Independência do Brasil com um grande evento realizado na Passarela Chico Zamper, na Avenida dos Imigrantes, bairro Lavapés. A festividade, que reuniu aproximadamente 7 mil pessoas, marcou a data com um desfile repleto de participação popular, música e espírito cívico.
As atividades começaram às 8h, com o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, acompanhado da execução do Hino Nacional, Hino da Independência e Hino de Bragança, interpretados pela Orquestra de Metais da Lyra Bragança. Em seguida, teve início o tradicional desfile.
Participação das escolas e instituições
No total, 25 escolas municipais integraram a programação, ao lado da Secretaria de Educação. O desfile também contou com a presença de diversas instituições e grupos da cidade, entre eles:
-
Tiro de Guerra de Bragança Paulista, Banda Marcial Municipal e Orquestra de Metais Lyra Bragança.
-
Polícia Militar (PROERD e JBA), SAMU, fanfarra da Escola Estadual Alegrette e CPEM.
-
Representantes da Liga das Escolas de Samba (Acadêmicos da Vila, Dragão Imperial e Unidos do Lavapés Nove de Julho).
-
Projetos sociais, associações culturais, artesãos locais, ONGs, grupos de escoteiros, Ordem Demolay e secretarias municipais.
-
Guarda Municipal, com participação da Cavalaria, Canil, ROM e patrulhamento motorizado.
-
Encerrando o desfile, o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Defesa Civil e outros órgãos de segurança participaram do desfile motorizado, ao lado de viaturas municipais e integrantes do Moto Clube.
Estrutura e segurança
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou interdições em trechos da Avenida dos Imigrantes e ruas próximas, que foram liberados após o término do evento. Não houve registro de ocorrências na área da saúde, segurança ou mobilidade.
Outro destaque foi o transporte coletivo municipal gratuito aos domingos, que facilitou o deslocamento da população para prestigiar a celebração.