Descarrilamento na Luz causa lentidão na Linha 7-Rubi e lotação nas plataformas da CPTM
Um descarrilamento envolvendo um veículo de manutenção na região da Estação da Luz provocou lentidão e redução de velocidade nos trens da Linha 7-Rubi da CPTM, na manhã desta segunda-feira (25), em São Paulo.
De acordo com a companhia, a operação mais lenta ocorre no trecho entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda. A situação gerou plataformas lotadas em pontos estratégicos da malha ferroviária, como Brás, Luz e Barra Funda.
A CPTM informou que, para minimizar os impactos, antecipou a operação assistida da Linha 11-Coral, que passou a circular até a Barra Funda ainda no horário de pico.
Em nota, a empresa explicou que o problema foi causado por uma falha no truque do último vagão do veículo de manutenção. Técnicos foram acionados para os reparos. A CPTM pediu desculpas aos usuários e destacou as alternativas disponíveis: utilização da Linha 11-Coral e da Linha 3-Vermelha do Metrô.
Segundo levantamento da TV Globo, este é o terceiro descarrilamento registrado neste ano em linhas da CPTM no trecho entre Brás e Barra Funda. Os casos ocorreram em:
-
25/08/2025 – Linha 7-Rubi (Luz ↔ Barra Funda)
-
27/06/2025 – Linha 11-Coral (Luz ↔ Brás)
-
29/01/2025 – Pátio Brás