CPTM confirma fim da operação direta entre Jundiaí e Rio Grande da Serra
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou nesta segunda-feira (18), que o Serviço 710, que oferece operação direta entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, será descontinuado. O último dia de funcionamento será na quarta-feira, 27 de agosto.
Com a mudança, a partir de quinta-feira, 28 de agosto, todos os passageiros dessas linhas deverão realizar baldeação na estação Palmeiras-Barra Funda. A transferência entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa será feita de forma prática, no mesmo nível das plataformas 5 e 6. Segundo a CPTM, a medida vai eliminar a necessidade de escadas ou mudança de nível.
De acordo com a CPTM, a alteração faz parte da reestruturação do sistema ferroviário. A Estação Palmeiras-Barra Funda passará a funcionar como um novo hub de transporte, integrando linhas de trem urbanas, intermunicipais, rodoviárias e do metrô. A estação já conecta as linhas 3-Vermelha, 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa, 11-Coral e o Expresso Aeroporto.
A Linha 11-Coral, inclusive, começa a operar até a estação Barra Funda a partir do dia 25 de agosto, fora dos horários de pico, durante a fase inicial de testes.
Fim do serviço após concessão da Linha 7-Rubi
Criado em 2021, o Serviço 710 permitia o trajeto completo entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem necessidade de baldeações em estações centrais, como a Barra Funda. Segundo a CPTM, o serviço beneficiava cerca de 165 mil passageiros por dia.
No entanto, a concessão da Linha 7-Rubi à iniciativa privada inviabilizou a continuidade da operação. A partir de 28 de agosto, a Linha 7 passará a ser operada de forma assistida pela concessionária TIC Trens, enquanto a Linha 10-Turquesa continuará sob gestão da CPTM.
Com a separação das operações, os trens da série 9500 — mais modernos e com livre circulação entre os carros — serão utilizados exclusivamente na Linha 7. Já a Linha 10, de forma temporária, passará a operar com os trens da série 8500, que deverão ser substituídos futuramente por composições mais antigas, das séries 7000, 7500 e 2070.
Além da perda da conexão direta com a Linha 7, os passageiros da Linha 10 também podem enfrentar uma redução no nível de conforto com a entrada de trens mais antigos em circulação.