Aumento na tarifa da conta de luz

Bandeira Vermelha Nível 2: Agosto começa com alta na conta de luz em todo o país

4 de agosto de 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária vermelha, no patamar 2 — a mais cara do sistema — estará em vigor durante todo o mês de agosto. Com isso, os consumidores vão pagar um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida já era esperada e deve pressionar ainda mais a inflação. Na primeira quinzena de julho, o aumento de 3,01% na energia elétrica residencial foi o principal impacto individual no IPCA-15, contribuindo com 0,12 ponto percentual no índice. A tendência é que esse efeito seja ainda maior em agosto, já que, no mês anterior, a tarifa estava no patamar 1 da bandeira vermelha.

A decisão de acionar a bandeira mais cara está relacionada à escassez de chuvas no país, o que levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a utilizar usinas termelétricas — fontes de geração mais caras e poluentes.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil. Quando as condições de geração ficam desfavoráveis, como ocorre atualmente, a tarifa é ajustada para refletir esse aumento de custo.