O município de Vinhedo promoveu o Encontro do Junho Violeta, reunindo especialistas, profissionais da área social, representantes de órgãos públicos e sociedade civil para discutir políticas de proteção e a garantia de direitos da pessoa idosa.
O evento integra a campanha nacional Junho Violeta, voltada à conscientização e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a população idosa. Durante o encontro, foram abordados temas como prevenção de violações de direitos, fortalecimento da rede de proteção, combate ao etarismo e a importância da atuação integrada entre poder público e comunidade.
Os palestrantes destacaram ainda a necessidade de ampliar a informação e o acesso aos canais de denúncia, como o Disque 100, reforçando que a proteção da pessoa idosa depende de ações contínuas de conscientização, acolhimento e fiscalização.
A iniciativa também buscou estimular o diálogo sobre envelhecimento com dignidade, autonomia e respeito, reforçando a importância de políticas públicas que garantam qualidade de vida e inclusão social para a população idosa do município.