Carnaval com responsabilidade: Prefeitura de Cajamar reforça prevenção às ists

10 de fevereiro de 2026

Durante o período do Carnaval, a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa tem como foco orientar a população sobre os cuidados essenciais para aproveitar as festividades com saúde, segurança e responsabilidade.

As ISTs são geralmente transmitidas por meio do contato sexual sem proteção adequada. Assim, o uso correto e constante da camisinha ainda é a forma mais eficaz de prevenção. Além disso, a realização periódica de testes rápidos e o acompanhamento médico regular são fundamentais para o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Serviços disponíveis em Cajamar

Em Cajamar, os moradores têm acesso gratuito e sigiloso ao Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Este serviço oferece acolhimento, orientação, aplicação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além do acompanhamento clínico.

Além do SAE/CTA, a rede municipal de saúde está pronta para oferecer atendimento durante e após o Carnaval, com unidades funcionando em horários regulares e unidades de urgência e emergência disponíveis 24 horas.

Unidades e horários de atendimento

  • Complexo de Saúde Dr. Antônio João Abdalla: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • UPA – Unidade de Pronto Atendimento Vereador Luiz dos Santos: funcionamento 24 horas;
  • Hospital Municipal Enfermeiro Antonio Policarpo de Oliveira (Regional): funcionamento 24 horas;
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs): segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, incluindo as unidades do Km 43 – Nadilia de Oliveira Santos, Polvilho – Dra. Izabel Gratieri, Parque São Roberto – Enfermeira Leontina Martins França, Cajamar Centro – Vereador Joaquim Alves de Castro e Ponunduva – USF Maria Aparecida Missé.

A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações futuras. Por isso, aconselha a população a buscar atendimento médico sempre que apresentar sintomas ou para realizar testagem de rotina, contribuindo para a saúde individual e coletiva.

Compartilhe