Jundiaí enfrenta falta de vacinas contra Covid-19 para público acima de 12 anos

28 de janeiro de 2026

A cidade de Jundiaí enfrenta desabastecimento de vacinas contra a Covid-19 para o público com 12 anos ou mais. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, que informou que todas as unidades de saúde do município estão sem estoque para essa faixa etária.

Segundo a pasta, a falta das doses ocorre devido à interrupção no repasse de imunizantes por parte da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Mesmo após solicitações feitas pelo município em dezembro, a Vigilância Epidemiológica de Jundiaí recebeu comunicado oficial informando que, até o momento, não há previsão para o envio de novas remessas.

As últimas doses destinadas a adolescentes e adultos se esgotaram na sexta-feira (23).

Situação da vacinação infantil em Jundiaí

Entre o público infantil, o cenário também é de restrição. Para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, o município recebeu apenas 49,6% da quantidade solicitada ao Estado, o que compromete o atendimento da demanda.

Já o estoque de vacinas para crianças de cinco anos até 12 anos incompletos é considerado limitado e deve durar somente até o início de fevereiro. A aplicação dessas doses está centralizada na Clínica da Família Hortolândia.

Prefeitura acompanha situação e cobra reabastecimento

A Prefeitura de Jundiaí informou que segue monitorando o cenário da vacinação contra a Covid-19 e mantém diálogo constante com o Governo do Estado para garantir o reabastecimento das doses o mais breve possível.

Além da falta de vacinas, moradores também relatam dificuldades no acesso a medicamentos. Na manhã desta segunda-feira, a Farmácia de Alto Custo registrou longas filas, com cerca de 200 pessoas aguardando atendimento, em razão da limitação no número de senhas diárias.

Compartilhe