Mulher usa a agenda escolar da filha para pedir socorro por sofrer violência doméstica em Itupeva
Uma denúncia incomum feita por meio da agenda escolar de uma criança levou à prisão de um homem por violência doméstica em Itupeva, na segunda-feira (1º). A mãe da aluna, de 26 anos, recorreu ao caderno da filha de quatro anos para pedir socorro, já que, segundo ela, o companheiro havia tomado seu celular para impedir qualquer contato com a polícia.
A mensagem foi identificada logo no início da manhã pela equipe escolar, após a criança chegar chorando. Assim que leram o bilhete, os funcionários acionaram a Guarda Civil.
No fim do dia, quando a mulher voltou à escola acompanhada do suspeito para buscar a menina, ela avistou uma viatura da GCM e correu em direção aos agentes. O homem, de 40 anos, fugiu dirigindo, mas foi até o Plantão Policial mais tarde, onde acabou detido.
O inquérito relata que a agressão teria começado após uma discussão dentro de casa. A mulher afirmou que levou um golpe na testa após o suspeito arremessar um copo de vidro, e que também foi atingida no joelho por uma coronhada de arma de fogo. Fotos e exames realizados pela polícia registraram lesões em várias partes do corpo. Ela ainda contou ter sido ameaçada com uma faca.
O homem, por outro lado, alegou que a briga começou porque a companheira teria agredido a filha do casal, de um ano e oito meses.
A investigação apontou que o suspeito já acumula 11 inquéritos e possui antecedentes por roubo qualificado e outras ocorrências de violência doméstica envolvendo diferentes mulheres, inclusive a atual vítima. Eles estavam juntos havia cerca de três anos. Ela já havia conseguido medidas protetivas em 2023, suspensas no ano seguinte após uma reconciliação.
A Polícia Civil manteve a prisão em flagrante e negou fiança. O homem foi levado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, onde passará por audiência de custódia.


