Itatiba sedia 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas
Itatiba foi sede, nesta semana, do 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas, promovido pela Guarda Municipal (GM), vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura. O evento teve como objetivo promover a integração entre corporações, a troca de experiências e a atualização profissional das agentes.
Na quarta-feira (24), o encontro contou com um workshop de Direção Policial Defensiva, realizado no Centro de Treinamento Tático da GM de Itatiba, sob a instrução de quatro integrantes da corporação. A atividade reuniu guardas de diversas cidades e profissionais de outras forças de segurança.
Já na quinta-feira (25), as participantes acompanharam palestras no Teatro Ralino Zambotto. Entre os convidados estavam a psicanalista e escritora Denise Moraes, a advogada Ângela Pontes, o subcomandante da GM de Jundiaí, Denis Berni, e Beatriz Feres, gerente de produtos da empresa itatibense Multiway, responsável pela tecnologia de monitoramento usada no município.
O encontro recebeu representantes de guardas municipais de diferentes cidades paulistas — como Araras, Atibaia, Capivari, Hortolândia, Jundiaí, Louveira, Piracaia, Vinhedo, entre outras — e até de Formosa (GO).
Histórico da iniciativa
Criado pela GM de Itatiba, o evento chegou à sua terceira edição. O primeiro, em 2023, debateu violência doméstica e empoderamento feminino, em alusão ao Outubro Rosa. Já o segundo, em 2024, focou na valorização e fortalecimento da atuação das mulheres nas corporações.
A GM de Itatiba
Com sede no Parque Ferraz Costa, a GM de Itatiba foi criada em 31 de outubro de 1967 e hoje conta com diversas frentes de atuação, como Patrulhamento Ambiental, Ronda Escolar, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Recentemente, a corporação lançou o aplicativo 153 Itatiba, que permite acionar a GM diretamente pelo celular, e promoveu 70 integrantes de carreira em solenidade realizada em agosto, após mais de dez anos sem concurso interno.